IMG_6247.jpg

Nossa História

IMG_3638.JPG.jpg

2010 - 2012

1° Vivência da Oficina de Teatro Circulando

 

Novembro: acontece, em caráter experimental, a primeira vivência - uma parceria entre o Coletivo Teatro Operações e o Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IP/UFRJ). Nos dois anos que se seguem, a Oficina prosseguiu acontecendo, semanalmente, em caráter experimental, ocupando e circulando pelos Campus UNIRIO-UFRJ;

2013

Março: institucionalização do projeto de Extensão na UNIRIO: "Oficina de Teatro Circulando - Ateliê de Teatro para jovens com transtornos mentais", com orientação da Prof. Dr. Joana Ribeiro da Silva Tavares, vinculado ao Departamento de interpretação da Escola de Teatro.

 

Abril: Mesa "Arte, ensino e Saúde Mental" na V Semana do Ensino do Teatro

Prof. Joana Ribeiro apresenta o projeto no encontro Anual da ABRACE (Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, realizado na UFMG. 

Dezembro: Aline Vargas escreve seu Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Teatro: " E quem educa, o que aprende?".

cats.jpg
foto 12.jpg

2014

Prêmio de Melhor Apresentação Oral no Encontro de Extensão da Semana de Integração Acadêmica na UNIRIO. 

Novembro: Tavie Gonzalez e Nathalia Katsivalis Salles escrevem seus Trabalhos de Conclusão de Curso de Licenciatura em Teatro: "O 'não método' como método na Oficina de Teatro Circulando - Uma experiência em ensino do teatro para jovens com transtornos mentais" e "Circulando entre experiências de teatro: um ateliê de teatro para jovens autistas", respectivamente.

2015

Final do ano de 2014 e consolidação em 2015: a criação do dispositivo "Oficina de pais, mães e cuidadores".

WhatsApp Image 2018-10-12 at 11.13.42 (4).jpeg
20180405_112340.jpg
20180405_112340.jpg

2016

Início de 2016: entrada da Profa. Ms. Adriana Bonfatti, ocupando cargo junto à Joana na coordenação.

Abril: primeiro evento anual nomeado "Encontro Circulando com autismo", trazendo visibilidade e fomentando discussões sobre autismos, arte, Saúde Mental e educação inclusiva.

Luiza Viana escreve seu Trabalho de Conclusão de Curso: "Teatro e Autismo: uma experiência jornalística e artística na oficina de teatro do projeto circulando".

2017

Segunda edição do encontro anual, intitulado: "II Encontro Circulando com Autistas: Interfaces entre a Arte, Universidade e Saúde Mental".

Publicação do artigo: "Oficina de Teatro Circulando - Experiência e Trajetória de um Ateliê de Teatro para jovens com transtornos mentais na Escola de Teatro UNIRIO".

Leonardo Bastos escreve seu Trabalho de Conclusão de Curso "Contra mãos [ótimas] do fluxo do mundo", realizando um longa-metragem que registra cenas da Oficina de Teatro Circulando.

IMG_20170824_115317.jpg
IMG_7330.JPG.jpg

2018

Setembro: oficineiros do projeto Circulando participam, em Belo Horizonte, do primeiro encontro Corpos Mistos e do segundo congresso "Autismo, dança e educação", estabelecendo a parceria com o projeto Arte e Diferença. 

Dezembro: realização da terceira edição do encontro Circulando: " III Encontro com Circulando: Caminhos com o Autismo".

2019

Setembro: o projeto participa do 11° Seminário Angel Vianna, na mesa: Travessias e Itinerâncias Afirmações Marginais por Vir, com "Oficina de Teatro Circulando - Encontro de Arte, Clínica e Educação". 

Tavie Gonzalez escreve sua dissertação de Mestrado com o título: "Autismos na sala de aula: O lugar do professor de teatro na escola inclusiva".

IMG_6142.JPG
Imagem1_edited.jpg

2020

Com a Pandemia, as atividades continuam em formato remoto, dentre elas as supervisões, grupo de estudo e atendimentos.

Estruturação deste site, como também de nossa página do instagram e do Canal no Youtube. 

Encontros remotos com as parcerias:

Projeto "Arte e Diferença" e Michelle Minnick. 

Produção do artigo: "(Im)possibilidades e reinvenções em tempos de pandemia".

2021

Seguimos!

encontro moira e oscar 1_edited_edited.jpg