Nossa História
2010 - 2012
1° Vivência da Oficina de Teatro Circulando
Novembro: acontece, em caráter experimental, a primeira vivência - uma parceria entre o Coletivo Teatro Operações e o Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IP/UFRJ). Nos dois anos que se seguem, a Oficina prosseguiu acontecendo, semanalmente, em caráter experimental, ocupando e circulando pelos Campus UNIRIO-UFRJ;
2013
Março: institucionalização do projeto de Extensão na UNIRIO: "Oficina de Teatro Circulando - Ateliê de Teatro para jovens com transtornos mentais", com orientação da Prof. Dr. Joana Ribeiro da Silva Tavares, vinculado ao Departamento de interpretação da Escola de Teatro.
Abril: Mesa "Arte, ensino e Saúde Mental" na V Semana do Ensino do Teatro
Prof. Joana Ribeiro apresenta o projeto no encontro Anual da ABRACE (Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, realizado na UFMG.
Dezembro: Aline Vargas escreve seu Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Teatro: " E quem educa, o que aprende?".
2014
Prêmio de Melhor Apresentação Oral no Encontro de Extensão da Semana de Integração Acadêmica na UNIRIO.
Novembro: Tavie Gonzalez e Nathalia Katsivalis Salles escrevem seus Trabalhos de Conclusão de Curso de Licenciatura em Teatro: "O 'não método' como método na Oficina de Teatro Circulando - Uma experiência em ensino do teatro para jovens com transtornos mentais" e "Circulando entre experiências de teatro: um ateliê de teatro para jovens autistas", respectivamente.
2015
Final do ano de 2014 e consolidação em 2015: a criação do dispositivo "Oficina de pais, mães e cuidadores".
2016
Início de 2016: entrada da Profa. Ms. Adriana Bonfatti, ocupando cargo junto à Joana na coordenação.
Abril: primeiro evento anual nomeado "Encontro Circulando com autismo", trazendo visibilidade e fomentando discussões sobre autismos, arte, Saúde Mental e educação inclusiva.
Luiza Viana escreve seu Trabalho de Conclusão de Curso: "Teatro e Autismo: uma experiência jornalística e artística na oficina de teatro do projeto circulando".
2017
Segunda edição do encontro anual, intitulado: "II Encontro Circulando com Autistas: Interfaces entre a Arte, Universidade e Saúde Mental".
Publicação do artigo: "Oficina de Teatro Circulando - Experiência e Trajetória de um Ateliê de Teatro para jovens com transtornos mentais na Escola de Teatro UNIRIO".
Leonardo Bastos escreve seu Trabalho de Conclusão de Curso "Contra mãos [ótimas] do fluxo do mundo", realizando um longa-metragem que registra cenas da Oficina de Teatro Circulando.
2018
Setembro: oficineiros do projeto Circulando participam, em Belo Horizonte, do primeiro encontro Corpos Mistos e do segundo congresso "Autismo, dança e educação", estabelecendo a parceria com o projeto Arte e Diferença.
Dezembro: realização da terceira edição do encontro Circulando: " III Encontro com Circulando: Caminhos com o Autismo".
2019
Setembro: o projeto participa do 11° Seminário Angel Vianna, na mesa: Travessias e Itinerâncias Afirmações Marginais por Vir, com "Oficina de Teatro Circulando - Encontro de Arte, Clínica e Educação".
Tavie Gonzalez escreve sua dissertação de Mestrado com o título: "Autismos na sala de aula: O lugar do professor de teatro na escola inclusiva".
2020
Com a Pandemia, as atividades continuam em formato remoto, dentre elas as supervisões, grupo de estudo e atendimentos.
Estruturação deste site, como também de nossa página do instagram e do Canal no Youtube.
Encontros remotos com as parcerias:
Projeto "Arte e Diferença" e Michelle Minnick.
Produção do artigo: "(Im)possibilidades e reinvenções em tempos de pandemia".
2021
Seguimos!